sexta-feira, 24 de maio de 2013

VOLKSWAGEN UP! SERÁ LANÇADO EM SETEMBRO NO BRASIL


Com motores 1.0 e 1.4, modelo será o primeiro nacional construído sobre a plataforma NFS, enquanto isso, antigo Polo sairá de linha esse ano, Golf chega e traz junto o A3.
Com motores 1.0 e 1.4, modelo será o primeiro nacional construído sobre a plataforma NFS, enquanto isso, antigo Polo sairá de linha esse ano, Golf chega e traz junto o A3.
A Volkswagen prepara o lançamento do up! para setembro próximo, com previsão de chegada ao mercado em outubro. O subcompacto de nova geração será o principal lançamento nacional do fabricante nesse ano. Apuramos a informação com base no que afirmaram fornecedores e fontes internas, num trabalho conjunto que envolveu Autoesporte e colaboradores. O lançamento já está sendo abordado com liberdade em feiras como a Automec, além de estar sendo testado por outros fornecedores de componentes, que confirmaram as novidades.
Produzido em Taubaté (SP), o modelo vai estrear alguns elementos que em breve estarão em outros carros da marca. Para começar, virá com a nova arquitetura NSF, ou New Small Family (nova família de pequenos). Será apenas o primeiro a ser equipado com essa plataforma, que ainda servirá ao novo Gol. Diante do peso da cartada, a Volkswagen não está disposta a arriscar: o nacional será um pouco mais espaçoso para passageiros e bagagem, com desenho ligeiramente espichado face o europeu cunhado para concorrer entre os menores subcompactos. Tudo para fazer frente aos novos compactos das concorrentes.
Outra introdução será a linha de motores EA211, que conta com o 1.0 três cilindros e 1.4. O motor menor é feito em alumínio e conta com 12 válvulas (configuração semelhante ao 1.0 tricilíndrico do Hyundai HB20). Com 999 cm³, o propulsor gera até 75 cv e 9,6 kgfm de torque, mas por aqui vai ser flex e terá números diferentes. Há a possibilidade de uso do sistema de partida a frio sem tanquinho.
O 1.4 16V deve ficar na faixa dos 100 cv de potência e será a opção intermediária de motorização para os demais compactos do fabricante – atualmente apenas a Kombi usa motor dessa litragem. De quebra, ainda deve ter versão turbo para movimentar o Golf (confira ao final da matéria). Por enquanto, o 1.0 três cilindros deve ser importado, mas já confirmamos com fornecedor que o motor será feito aqui a partir de março de 2014 – o lançamento na China será feito três meses antes.
Chega Santana, sai Polo
Volkswagen Santana 2013 China (Foto: Volkswagen)VOLKSWAGEN SANTANA 2013 CHINA (FOTO: VOLKSWAGEN)
A gama de propulsores contará ainda com um 1.6 16V de 115 cv a gasolina e 120 cv a etanol, revelado pelo colaborador Marlos Ney Vidal na edição de janeiro passado. O propulsor dará um fôlego renovado aos Gol e Voyage, além do novo Santana. Falando no sedã, o modelo também pode ter a opção de um renovado 2.0 com potência na faixa de 140 cv para fazer melhor figura entre os três volumes mais caros. Mas o propulsor ainda não está confirmado.
O Santana será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), como já havia sido adiantado ao sindicato local na ocasião do empréstimo de R$ 342 milhões concedido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em julho de 2012. Por enquanto, fontes indicam que o projeto ainda não se tornou uma visão comum na fábrica, porém o lançamento deve ser no máximo até o primeiro trimestre de 2014, mas pode ser adiantado.
O que sabemos é que os testes do Santana tem corrido de maneira mais sigilosa. Quem espera ver algum modelo saindo da fábrica da Via Anchieta para testes, pode se decepcionar: Os sedãs tem sido transportados para estradas pouco movimentadas no interior em caminhões baú para não chamar atenção da imprensa e de outros curiosos.
O carro é feito sobre a plataforma PQ25 do Polo europeu e promete ser o único desenvolvimento nacional sobre essa arquitetura. É que o Polo não deve ter nova geração por essas bandas. O compacto não vende tão bem como em outros tempos e, tal como a Kombi, deve ser uma vítima da renovação da fábrica de São Bernardo do Campo. O sedã deve sair de linha em setembro próximo e o hatch (que tem cravado a marca de 500 unidades/mês nos últimos dois meses) pode se despedir na mesma época. Ambos tiveram linha 2014 revelada recentemente, porém isso não significa longevidade nesse caso.
Novo Fox e Golf
Volkswagen Golf VII (Foto: Volkswagen)VOLKSWAGEN GOLF VII (FOTO: VOLKSWAGEN)
Caberá ao novo e mais requintado Fox ocupar a vaga do Polo como alternativa aos demais compactos premium. Em março último, o presidente do BNDES Luciano Coutinho afirmou que o banco estuda uma linha de financiamento de R$ 600 milhões que, entre outras aplicações, devem ser usados para renovar a gama de compactos do fabricante feita sobre a base NSF e também possibilitar a produção nacional da sétima geração do Golf.
O novo Gol crescerá consideravelmente, dentro do movimento de “fermentação” de compactos. Será mais para Renault Sandero que para up!, com o qual compartilha a arquitetura NSF. Porém, o Fox promete ficar ainda maior. É que o modelo não será exatamente um compacto e finalmente será mundial como a primeira geração prometia – o original chegou a ser exportada para ocupar o lugar do antigo Lupo na Europa.
A segunda geração do Fox (o atual é apenas uma reestilização) está sendo projetada em conjunto com a China. E, ao contrário do up! e Gol, pode utilizar a igualmente versátil plataforma média MQB que já serve ao Golf de sétima geração e o A3. A Volkswagen tem pressa para lançar o Fox.
Em São José dos Pinhais (PR), já é dada como certa a produção dos médios da VW e da Audi, reeditando a parceria de produção que vigorou até 2006 por lá. O médio chega ainda esse ano vindo da Alemanha e será produzido por aqui com motor 1.4 16V Turbo Flex com potência entre 140 e 145 cv. Para abrir lugar na linha, a marca pensa em transferir temporariamente a produção do Fox atual para a Argentina. O Fox será na prática o novo Polo, ocupando a grande lacuna que ficará entre o Gol e o bem mais caro Golf. O projeto vem sido tocado rapidamente, no que pode ajudar o aporte financeiro do BNDES.

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